Observatorio
Acesso restrito
Logar

Linhas de pesquisa

1

Abordagens e metodologias interculturais e críticas para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira / segunda língua em sua diversidade de contextos.
Descrição: Discutir, produzir e compartilhar pesquisas e iniciativas pedagógicas no âmbito do desenvolvimento de abordagens e metodologias para o ensino-aprendizagem de PLE-PL2, considerando a diversidade de contextos em que essas atividades têm lugar, bem como o caráter multilíngue e multicultural das sociedades contemporâneas, com o enfoque nas perspectivas teórico-metodológicas interculturais e críticas.

2

Formação intercultural de professores de português língua estrangeira / segunda língua em sua diversidade de contextos (língua estrangeira, L2/L3/Ln, língua de herança, língua de acolhimento, língua de integração, outros).
Descrição: Desenvolver pesquisas, projetos e ações conjuntas na área de formação de professores(as) de PLE-PL2, em uma perspectiva intercultural e crítica, considerando a complexidade dos contextos em que os(as) professores(as) podem atuar (língua estrangeira, L2/L3/Ln, língua de herança, língua de acolhimento, língua de integração), e preparando-os(as) para saber agir e atuar na diversidade.

3

Dimensões constitutivas do ensino-aprendizagem de português língua estrangeira / segunda língua: currículos, quadros de referência, planejamentos, materiais didáticos e avaliação.
Descrição: Desenvolver pesquisas, projetos e ações que abordem as dimensões constitutivas do processo de ensinar e aprender PLE-PL2, como os currículos, os quadros de referência para o ensino, os planejamentos, os materiais didáticos e a avaliação, tanto de aprendizagem quanto de proficiência, em seus aspectos teóricos, metodológicos, políticos e culturais, visando à construção de experiências de ensino-aprendizagem interculturais, decoloniais e inclusivas.

4

Tecnologias digitais e desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira / segunda língua em sua diversidade de contextos.
Descrição: Discutir, planejar e desenvolver pesquisas, projetos e ações na área das tecnologias digitais, com ênfase na criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino-aprendizagem de PLE-PL2, considerando a diversidade de contextos em que essas experiências acontecem, visando à promoção do acesso à educação linguística em português de modo aberto, gratuito e inclusivo.

5

Políticas linguísticas para a promoção, a difusão e a projeção do português como língua pluricêntrica e de comunicação global.
Descrição: Desenvolver e implementar pesquisas, projetos e ações na área das políticas linguísticas para a promoção, a difusão e a projeção do português, visando à contribuir para o fortalecimento do português como língua pluricêntrica e de comunicação global, que abarca uma grande diversidade, linguística e cultural.