Acesso restrito
Logar










SOBRE O CURSO

A proposição do PORTUGUÊS PLURICÊNTRICO – Curso de Formação de Professores(as) de Português como Língua Pluricêntrica é uma ação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com o apoio da Divisão de Temas Internacionais, Culturais e de Língua Portuguesa (DCLP/MRE), desenvolvido pelo Observatório de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (ObsPLE-PL2). Trata-se de uma grande estratégia de política linguística, que beneficiará professore(as) de todos os países da CPLP e de outros países. Além disso, representa um divisor de águas no campo da formação de professore(as) de português como língua estrangeira / segunda língua / língua não materna, contribuindo para solidificar o papel do IILP como polo privilegiado de criação e inovação teórica e pedagógica, de modo multilateral e colaborativo.
A partir da proposta desse curso, é possível trabalhar para a construção de ações educacionais e de formação de novo(as) professore(as) que signifiquem espaços de diálogo e de aproximação, contribuindo para promover e projetar o português como patrimônio comum e que caminha para se tornar uma das línguas de comunicação global no século XXI.

OBJETIVO GERAL

Promover a formação de professore(as) de português como língua pluricêntrica (PLP), a partir de discussões e abordagens teóricas e metodológicas contemporâneas para o ensino de língua estrangeira/segunda língua, considerando a grande diversidade da comunidade dos países de língua portuguesa como ativo para a promoção da língua.

PÚBLICO-ALVO

Professore(as) que atuam na área de português como língua estrangeira/segunda língua/língua não materna, em seus variados contextos e especificidades.
Seleção via Edital Público – a cada nova edição do curso, será lançado um edital, com ampla divulgação nos canais de comunicação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e de seus parceiros.

MODALIDADE DO CURSO E CARGA HORÁRIA

O curso será realizado na modalidade a distância, com a carga horária total de 48 horas-aulas, que podem ser concluídas no período de 45 dias, de modo que os(as) participantes possam desenvolvê-lo de acordo com o seu tempo e disponibilidade.

ESTRUTURA DO CURSO

O Curso está organizado em três Módulos, que incluem, cada um: 6 minicursos (MC), 1 encontro síncrono e 1 avaliação final.

ESTRUTURA DO CURSO (48 HORAS)
MÓDULO 1 (16h)
MC 1 MC 2 MC 3 MC 4 MC 5 MC 6
Encontro síncrono (2h)
Avaliação final (2h)
MÓDULO 2 (16h)
MC 7 MC 8 MC 9 MC 10 MC 11 MC 12
Encontro síncrono (2h)
Avaliação final (2h)
MÓDULO 3 (16h)
MC 13 MC 14 MC 15 MC 16 MC 17 MC 18
Encontro síncrono (2h)
Avaliação final (2h)

METODOLOGIA DE ENSINO

O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE, especialmente criado para este fim. Os recursos, atividades e tarefas foram elaborados de acordo com as metodologias ativas para o ensino-aprendizagem em ambiente virtual, tendo como princípio atender e valorizar a diversidade do público participante, de modo intercultural e fomentando a reflexão crítica

Ao longo do curso, serão realizados três encontros síncronos (presenciais e on-line), nos quais será promovida a interação entre os(as) professores(as) do curso e os(as) participantes, para a sistematização dos conteúdos, esclarecimento de dúvidas e outras demandas do público.

Os Minicursos que integram cada Módulo (3) incluirão diversas atividades, como leituras, trabalho com recursos multimídia (vídeos, podcasts, gráficos, jogos), testes programados, fóruns, entre outros.

A avaliação no curso será desenvolvida de modo processual, a partir da realização de tarefas ao longo do curso. Além disso, ao final de cada Módulo, haverá uma avaliação final.

PROCESSO SELETIVO E INSCRIÇÕES

O processo seletivo e as inscrições para os(as) participantes do Português Pluricêntrico serão realizadas via Edital específico, publicado a cada edição do curso.

CORPO DOCENTE DO CURSO

O corpo docente do curso é formado por mestres e doutores, com ampla experiência no ensino, na pesquisa e na formação de professores(as) de português como língua estrangeira/segunda língua/língua não materna, pertencentes aos países da CPLP e que atuam em instituições de ensino superior, em diferentes partes do mundo.

INSCREVA-SE

  • Edital IILP/MRE/ObsPLE-PL2 N.02/22
  • Formulário de inscrição
  • Os documentos para a efetivação da inscrição devem ser enviados para o endereço: cursos@observatoriople-pl2.org
  • Acesso ao AVA
  • (A liberação do Acesso ao AVA será feita após a homologação das inscrições)